DOLLS: Fashion Plates  

Posted by Moriel in , , ,

Post original

Mas, afinal das contas, qual a utilidade disso e o que isso tem a ver com dolls? Tudo a ver, afinal materiais sobre moda do passado podem servir de excelente referência e também de fonte de idéias para dolls, fantasias, cosplays e por aí vai. Fora a curiosidade, afinal, você nunca parou para pensar de como e quando foi inventada essa roupa que você usa?

E, para começar, vou introduzir uma das principais referências no que diz respeito aos séculos 19 e 20: Fashion Plates, ou gravuras de moda. São gravuras publicadas em revistas de moda da época e, muitas vezes, coloridas a mão. Afinal, num tempo em que a fotografia ainda não existia ou era muito primitiva, o pessoal não tinha nenhum outro recurso além da gravura para levar as últimas novidades para as interessadas. Algumas das Fashion Plates são verdadeiras obras de arte, com detalhes riquíssimos, e cores de deixar muita gente se mordendo de inveja.

New York Yacht Club Costumes
1887, Godey's Fashions

Não deixe de clicar na imagem para vê-la no tamanho grande. Esta é uma gravura da revista americana Godey's Fashions, de 1887, mostrando dois vestidos no estilo marinheiro, para seguir as tendências da moda atual.

É uma excelente referência para dolls, quase tão boa quanto uma foto, por exemplo: a gravura retrata bem o caimento e as dobras do tecido, e dá uma boa idéia do sombreamento.

Se você quiser buscar mais gravuras por conta própria, há vários sites que disponibilizam grandes coleções de Fashion Plates. Um dos melhores é Los Angeles Public Library, com quase 7000 imagens.

This entry was posted at terça-feira, novembro 16, 2010 and is filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...