Vamos à praia!  

Posted by Moriel in , , , , , , , , , ,

A pedido de Maria, um pouco sobre banhos de mar.

Foi no início do século 19 que as pessoas começaram a buscar divertimento à beira-mar. Com a construção de ferrovias, as praias tornaram-se ainda mais populares. Juntamente com o novo passatempo, apareceu, é claro, uma roupa apropriada para a ocasião. Resorts em que pessoas banhavam-se publicamente começaram a surgir.

O banho típio, na época, consistia e um breve mergulho na água, com senhoras de um lado da praia, e cavalheiros do outro.

Apesar de estar na moda, era considerado apropriado que a pele permanecesse branca, sem contar as questões de modéstia. Assim, os primeiros trajes específicos para passeios na praia eram, obviamente, vestidos.

1797

Para entrar na água, as mulheres embarcavam em carroças fechadas, as bathing machines, que as levavam até a água. Muitas costuravam pesinhos ao vestido, para evitar que o tecido flutuasse e mostrasse acidentalmente as suas pernas.

Pela metade do século, banhos passaram a ser mais uma recreação que um instrumento terapéutico. Inovações como estradas de ferro tornaram praias públicas mais acessíveis.

Aos poucos, o modelo foi se modificando, sem deixar de cobrir o corpo todo. O vestido encurtou até o joelho, mostrando calças largas, no estilo Turco.

1864

Os homens, enquanto isso, banhavam-se frequentemente nus. Aos poucos, contudo, esta prática foi banida, devido ao grande afluxo de público para as praias.

Nos resorts, como a água, perto da praia, é rasa, e há grande movimento de gente, as pessoas se trocavam dentro das bathing machines. Para ocultar o indecente ato de se banhar, homens e mulheres entravam nessas pequenas casinhas sobre rodas, que eram puxadas até um lugar fundo por cavalos, e depois trazidas de volta à praia. Dentro da bathing machine, a pessoa poderia se trocar e vestir o seu traje de banho. Escuras e pouco confortáveis, garantiam, em compensação, a decência.


Mais tarde, adicionou-se uma escada coberta, para que a senhora, coberta de flanela ensopada, pudesse voltar à bathing machine sem ser vista.

Até final do século, o traje de banho coninuou diminuindo. Vestidos, geralmente pretos, ainda chegavam até o joelho, mas a calça foi substituida por meias negras.

As atividades como natação e mergulho tornavam-se cada vez mais populares, e os trajes vitorianos passaram a estorvar os banhistas.

Por volta de 1880, introduziu-se o modelo novo, que consistia de blusa e calças numa peça só. As saias foram inteiramente substituidas por calças.

1880

Finalmente, por volta de 1910, as roupas de banho diminuitam até um macacão bastante justo e bem aberto, em comparação com seus antecessores.

Deve-se também mencionar alguns locais populares para banhos na Era Vitoriana.

Os maiores resorts vitorianos, e especialmente aquelas que atendiam ao mercado em rápida expansão das férias da classe trabalhadora do final século XIX, principalmente Blackpool e Southend, também oferecido como "palácios do prazer": combinação de music-hall, variedades e danças com amplo leque de diversões, tais como jardins zoológicos, teatros, cinemas, aquários, lagoas com gôndolas venezianas e gondoleiros, jardins de recreio e exposições. Este tipo de entreteinimento atingiu seu ápice na Blackpool Tower (aberta ao público em 1894) e Jardins de Inverno, na mais ambiciosa ainda Tower at New Brighton, um fracasso financeiro que foi demolido logo após a Primeira Guerra Mundial.

Torre de Blackpool

As diversões incluiam também passeios na praia, afinal os adultos respeitáveis não poderiam brincar na água, passatempo exclusivo das crianças e das babás. O maior destaque da praia não era o banho matutino, mas o passeio da tarde. Saía-se para ver e ser visto.

Brighton

Certamente, o resort mais popular era Brighton, sua popularidade sendo impulsionada pela proximidade a Londres. Outros destinos populares eram Blackpool, Southport, Scarborough, Llandudno, Ramsgate, Margate, Weymouth, Torquay, Dover, Ilfracombe, Ryde, Cowes e Worthing

Alias, Whitby, cenário de alguns eventos de um livro clássico sobre vampiros, era também um local a beira-mar bastante frequentado.

Algumas imagens de pessoas em trajes de banho:


Bathing machines:


E simplesmente praias:

This entry was posted at quinta-feira, abril 28, 2011 and is filed under , , , , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

3 comments

Muito obrigada pelo post! Foi realmente útil para o meu próximo capítulo :)

Beijos,
Maria

29 de abril de 2011 às 14:28

Por nada, estou sempre a disposição =)

29 de abril de 2011 às 14:49

Muito Bom! Foi muito útil... Obrigada!

28 de julho de 2011 às 09:47

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...