Baile de 1903  

Posted by Moriel in , ,

Dias 11 e 13 de fevereiro de 1903, em São Petersburgo, a família imperial organizava um baile a fantasia. Nos convites, especificava-se o estilo das roupas: século 17, época anterior a ocidentalização do traje russo.

Nicolai e Alexandra estavam fantasiados de rei e rainha, e os demais convidados não ficavam atrás. As fantasias eram criadas por pintores da moda, e confeccionados por maiores costureiros do país: Lamanova e Brissac. Foram também feitas extensas pesquisas nos arquivos, para garantir a autenticidade das fantasias. Alias, algumas delas eram roupas de época autênticas, ajustadas e arrumadas.


A busca da autenticidade chama a atenção, pois nos demais países da Europa, as fantasias seguiam rigorosamente a moda do dia, simplesmente incorporando aslguns detalhes de época ou do vestuário tradicional. Por exemplo, a fantasia de uma dama medieval mantinha a silhueta dos anos 1890, com direito a cintura afinada pelo espartilho.




Entre os 390 convidados, estavam os 65 "oficiais dançantes", também fantasiados,  especificamente para dançar com as damas. Isso porque, seguindo as tradições dos bailes da corte, um homem poderia receber o convite somente por mérito próprio, enquanto mulheres poderiam também ser convidadas em função dos méritos dos parentes do sexo masculino, de modo que havia muitas damas sem par para as danças.


A impressão era de um conto de fadas, do sem-número de trajes nacionais, ricamente enfeitados com peles raras, diamantes esplêndidos, pérolas e pedras preciosas, em grande parte em jóias antigas. Nesse dia, as joias de família apareceram em abundância que ultrapassava quaisquer expectativas.


Realmente, o baile era A oportunidade para exibir a riqueza e a opulência, portanto ninguem economizava.





As danças comuns foram precedidas pela execução de três danças tradicionais previamente ensaiadas, com solos de Elizabeth Feodorovna e Zinaida Yussupova.

Ella

Zinaida

Depois do baile, por ordem da imperatriz, os convidados foram fotografados pelos melhores fotógrafos de São Petersburgo...


This entry was posted at sábado, abril 28, 2012 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...